Dr. Saulo Nader é Médico Neurologista pela USP e membro do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein. Tem formação extra em Tontura, Vertigem e Desequilíbrio pela USP e realizou também Clerkship nessa desafiante sub-área da neurologia em Londres, no Queen’s Square Hospital of Neurology / Imperial College London. É membro da sociedade internacional de tontura.
“Só quem tem tontura (‘labirintite’) pra saber o sofrimento. As pessoas não entendem.” — Dr. Saulo Nader
A tontura muitas vezes é invisível para as outras pessoas. Ela vira um fantasma, uma sombra cruel na vida de quem tem, mas não é enxergada pelos outros — muitas vezes gerando uma certa indiferença ou incompreensão mesmo do que a pessoa com tontura está passando.
Como disse uma paciente uma vez: “é um sofrimento solitário, só Deus pra saber.”
A pessoa com tontura se sente sozinha, abandonada e desvalorizada em suas queixas — por profissionais de saúde, por conhecidos, colegas, amigos e às vezes até pela família.
A ideia no imaginário popular de que “labirintite” é algo simples, algo passageiro, somada à pouca informação de qualidade na mídia, leva a crenças equivocadas.
Mas você não está sozinho! Existem profissionais que dedicam suas carreiras ao combate das doenças causadoras de tontura — e que realmente entendem você.
Dr. Saulo Nader luta nas redes e na grande mídia para levar informação de qualidade a quem sofre de tontura.
Veja participações recentes em programas de TV e entrevistas sobre tontura e vertigem (@doutortontura).
A tontura é algo que a pessoa sente e pode ser percebida de várias formas diferentes: tudo girando ou balançando, sensação de quase desmaio, moleza, fraqueza, desequilíbrio, “cabeça oca”, “cabeça pesada”, “cabeça aérea” — entre muitas outras descrições.
Olha o que alguns pacientes do Dr. Saulo já compararam sua tontura:
As pessoas vêm de todos os cantos do Brasil em busca de uma resposta. Eu tenho essa resposta: a esmagadora maioria das doenças que geram tontura têm tratamento.” — Dr. Saulo Nader
Infelizmente, há pouca abordagem do sintoma “tontura” nas faculdades de medicina e nas residências médicas de neurologia e otorrinolaringologia.
Tontura é vista como um sintoma desafiante, difícil e até mesmo “chato” para grande parte dos profissionais — afinal, o que não se entende, se teme ou se menospreza.
O médico que se interessa pela área (e são muito poucos) precisa de uma formação extra após a residência — ao todo, 11 anos de formação para atuar incisivamente em tontura.
Médicos com foco em tontura são raros no mundo todo: EUA, Reino Unido, Europa, China…
Espero de verdade que você encontre um profissional para te ajudar no caminho da sua merecida melhora.
Conheça o Dr. Saulo Nader (@doutortontura)
Quando criança, durante uma crise de labirintite ao volante, seu pai capotou seu passat branco velhinho com ele e seu irmão dentro (carrega até hoje em sua mão a cicatriz desse dia, mas por sorte, ninguém se machucou gravemente). Nesse episódio dentro da sua infância (que foi muito simples e muito feliz), ele começou a se questionar sobre as doenças que provocam tontura, pois se lembra perfeitamente que achava estranho que nenhum médico descobria ao certo o que seu pai tinha e ele nunca melhorava.
A vida toda estudando em escolas públicas, se dedicou muito para passar no vestibular de medicina pública e se graduou Médico, sendo Orador de sua turma, pela FAMEMA (Faculdade de Medicina de Marília – Estadual de São Paulo), na qual sempre se mostrou engajado em um entendimento mais profundo do Cérebro e da Mente. Se formou neurologista pela USP e realizou Clerkship em Londres, no Queen’s Square Hospital of Neurology / Imperial College London, um dos maiores centros de estudo em Tontura do mundo, onde se apaixonou pela área e decidiu dedicar toda sua carreira a ajudar pessoas com tontura. Também na USP, realizou Fellowship em Tontura, Vertigem e Desequilíbrio (Distúrbios Vestibulares), além de Fellowship em Hospitalismo Neurológico. Foi chefe por anos do Departamento de Neurologia de dois grandes hospitais públicos de referência em São Paulo: Hospital Municipal do Campo Limpo e Hospital Geral de Pirajussara. Hoje, chefia sua equipe em internações particulares no Hospital Israelita Albert Einstein.
Atuou por muito tempo no ensino aos médicos dentro da área de Tontura, ministrando aulas e discussões clínicas aos médicos residentes de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo (HCFMUSP) e contribuir ainda hoje com diversas palestras em Congressos de Neurologia e publicações médicas científicas (capítulos de livros, artigos médicos). Hoje é Membro Titular da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), na qual é o Coordenador do Departamento Científico de Distúrbios Vestibulares e do Equilíbrio. Além disso é o neurologista brasileiro membro oficial da Bárány Society, a sociedade científica internacional (formada por grupo seleto de experts de todo o mundo) que define oficialmente tudo sobre as doenças que geram tontura e vertigem.
Idealista, luta por mais informação aos médicos e à população sobre o amplo universo das doenças que levam à Tontura e Vertigem (equivocadamente conhecidas como Labirintite). Inovador, é co-criador do canal no YouTube Neurologia e Psiquiatria (mais de 1,5 milhões de seguidores) junto com a psiquiatra Maria Fernanda Caliani, portal que impacta milhões de pessoas e difunde o conhecimento médico de forma fácil. Com forte presença na grande mídia e nas redes sociais, batalha para que a população seja corretamente informada sobre as “labirintites” e que assim, quem tenha tontura consiga buscar ajuda para sua melhora. Já há muitos anos, dedica toda a sua carreira ao combate às doenças que causam vertigem, acumulando experiência de milhares de casos de tontura atendidos ao longo desse tempo.
Atualmente atende em Alphaville em sua clínica particular onde conta com uma equipe capacitada de neurologistas, fisioterapeuta, psiquiatras e psicólogos para o atendimento humanizado e de excelência para vencer as tonturas.
Seu sonho impossível: acabar com a Tontura do mundo.
“Só quem passa por tontura entende o sofrimento. As pessoas não te entendem, não é mesmo? Mas olha, você não está sozinho nessa luta contra a chata da tontura. E lembre-se, a esmagadora maioria das doenças que geram vertigem tem sim tratamento. Eu espero de verdade que você encontre um caminho para sua melhora”
O Doutor Saulo Nader preparou um teste interativo para te ajudar a ter uma idéia melhor sobre sua Labirintite. Lembrando que o teste online NÃO pode ser considerado como diagnóstico. É necessário consulta médica para diagnóstico.
Muitas pessoas sentem tontura e acreditam ter labirintite — mas, na verdade, a labirintite é uma doença rara. O termo se popularizou e acabou virando um apelido para qualquer tipo de tontura.
A verdadeira labirintite é uma infecção do labirinto que exige tratamento com antibióticos. Na maioria dos casos, a tontura é provocada por outros distúrbios vestibulares, metabólicos ou circulatórios.
Problemas metabólicos (como desidratação, distúrbios hormonais ou uso de medicamentos).
Alterações na pressão arterial ou doenças cardíacas.
Distúrbios vestibulares que afetam o equilíbrio e a postura.
Cada tipo de tontura tem causas e tratamentos específicos. Algumas vertigens, como a Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB), podem ser tratadas com manobras físicas, sem uso de remédios.
Se você sente tontura frequentemente ou faz uso de medicações sem melhora, é importante buscar avaliação com um especialista em tontura e reabilitação vestibular para um diagnóstico preciso.
Nossa clínica oferece um atendimento particular, com foco na qualidade, conforto e bem-estar de nossos pacientes.
WhatsApp Comercial
Se preferir, você também pode ligar
Atendimento aos pacientes
WhatsApp Comercial
Se preferir, você também pode ligar
Atendimento aos pacientes